..

.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

04 de Outubro Dia do Agente Comunitário de Saúde

Postado Por: NEWS ACONTECEU VIROU NOTÍCIA  |  Em:


        




      

Sidnei Brito Dos Santos (Agente comunitária de saúde de Itaimbé)            

 



  
 Na última década, o agente comunitário de saúde representou um segmento efetivo do trabalho em saúde e se tornou um novo ator político, no cenário da assistência à saúde e de sua organização. A razão do protagonismo desse ator foi a expansão em âmbito nacional e, em especial, em áreas, de um determinado tipo de programa - o Saúde da Família, estratégia que se sustenta em bases já conhecidas de extensão de cobertura, mas cuja pretensão era, neste momento, levar a equipe de serviços de saúde para ações diretas na comunidade, envolvendo os diversos profissionais com uma atenção de qualidade aos usuários do programa.
Nesta quinta-feira, 4 de outubro, é o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. Articulador entre a comunidade e a equipe de saúde, o agente leva, por meio das visitas, atenção, promoção, prevenção e cuidados a saúde para dentro dos domicílios. “Sabemos bastante sobre os pacientes”. Eles geralmente vão ao ambulatório e não falam muito. Entre as atribuições específicas dos agentes comunitários de saúde estão à identificação de indivíduos expostos a situações de risco, orientação para uso adequada dos serviços de saúde, agendamento de consultas e exames para o paciente, além do desenvolvimento de ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde. “Explicamos, por exemplo, a importância de vacinar as crianças. Um assunto que trabalhamos muito nas áreas de risco é sobre o lixo. Orientamos sobre qual a maneira e local certo para acomodá-lo. Outro trabalho do agente de saúde é eliminar possíveis criadouros de mosquito transmissor da dengue dentro das casas”, exemplifica A Agente Comunitária de saúde Maria Elisabete Cavalcante Bezerra. “É um trabalho muito gratificante. Discutimos demandas com outros profissionais, como enfermeiros e médicos. Nosso trabalho é respeitado pela equipe. Somos o elo entre a comunidade e o posto de saúde”, elogia.

Parabéns a todos os Agentes comunitários de saúde de todo o Brasil; em especial os de Itaimbé.


De acordo com a Lei nº 11.350/2006, o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal. Para o exercício da atividade é necessário residir na área da comunidade em que atuar, desde a data da publicação do edital do processo seletivo público; haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada; e haver concluído o ensino fundamental.

PARABÉNS GUERREIROS!

0 comentários:

Você Faz Suas Escolhas ... e Elas Fazem você

.

Mais vistas

Últimos 30 dias

.

Últimas semanas

.

ASSINE NOSSO E-MAIL E GRATIS